sexta-feira, 13 de junho de 2008

Nova Monografia do Lumiar

foto: jaime.silva@flickr
Excelente trabalho.

Para o conhecimento da Freguesia e em particular do seu valor histórico-patrimonial é um documento fundamental.

Recomendo em particular o capítulo "V - AS QUINTAS" onde se pode avaliar da importância destas unidades multi-valenciadas na composição urbana da nossa zona.

A proposito transcrevo um texto de uma entrevista ao Prof. Arquitecto-paisagista Gonçalo Ribeiro-Telles, de 2000:

Há um outro estudo, muito importante, “A Essência do Jardim Português”, um doutoramento da Prof. Aurora Carapinha. Este trabalho vem levantar o problema que é a essência do jardim português, do que é a quinta, e vem levantar, ainda que não directamente, outro problema. É que as cidades portuguesas são um caso único em que existem subúrbios que não apenas um alastramento caótico do tecido urbano.

Existem ainda fortes reminiscências do tecido rural ?

Não é do tecido rural, é do tecido suburbano. Aurora Carapinha refere que as cidades portuguesas, tanto no Porto, como em Lisboa, como em Évora – quanto mais vamos para sul mais esse fenómeno é vincado – têm um anel envolvente de quintas de recreio que não podem existir sem a cidade, nem a cidade sem as quintas. O anel envolvente de Lisboa, aquilo a que se chamava o Termo de Lisboa e que actualmente é o seu subúrbio, era uma sucessão de quintas que aliavam ao recreio o uso lúdico e gozo de amenidade de lugares e percursos. O mesmo não sucedia no resto da Europa, cá mantinha-se simultaneamente a produção de frescos e fruta em hortas e pomares.

Voltando à Monografia; são seu Autores os Professores Doutora Rosa Ferreira e Mestre Fernando Lemos, a edição é da Junta de Freguesia do Lumiar, de 2008, capa dura, 422 páginas e um preço que já não existe: 5 (cinco) euros.

Altamente recomendável.

4 comentários:

João Vaz disse...

Parabéns pelo excelente blog, muito atento, pertinente e informativo.
João Vaz

Anónimo disse...

Quanto à nova monografia...obrigada pela gentil apreciação sobre o nosso trabalho. Foram muitos anos de intensa pesquisa, mas afinal valeu a pena! O objectivo foi cumprido e hoje a população do Lumiar pode ver respondidas algumas das suas questões sobre a nossa formosa freguesia. gostei muito do vosso blog. Parabéns, se precisarem estou aqui para colaborar. Rosa T. Ferreira

Mimirabolante disse...

Gostei do seu blog......Adoro saber o nome das árvores,principalmente as que planto....

美麗資訊攻略站 disse...

AA
生活的樂趣與分享^^
居家清潔 整形 整形外科 隆鼻 抽脂 整形 隆鼻 隆乳 拉皮 抽脂 雙眼皮 玻尿酸 果凍矽膠 脂肪移植 裝潢 室內設計 系統傢俱 系統櫃 室內設計作品 抽油煙機 宜蘭民宿 民宿 老鼠 蟑螂 滅鼠 跳蚤 除蟲公司 捕蚊達人 清潔公司 食品 蛋糕 塑膠棧板 除疤 婚姻媒合