sábado, 13 de janeiro de 2007

Cipreste-comum (Cupressus sempervirens)


Árvore emblemática na paisagem mediterrânica, quer rural quer urbana, talvez seja por essa omnipresença, que a este cipreste lhe chamem "comum" (que de resto é mesmo excepcional)!

A sua copa colunar que pode atingir os 30 m de altura, distingue-o entre todas as outras espécies arbóreas.

Esta copa em forma de "vela" levou-o a ser plantado nos cemitérios para em permanência "velar pelos que já partiram". Mas também o tornou símbolo de ligação entre a Terra e o Ceú, tornando-se árvore plena de espiritualidade, plantada nos claustros, pátios e hortas dos mosteiros medievais.

O nome científico é Cupressus sempervirens, o que quer dizer o "cipriota sempre-verde", ou seja:

1. proveniente do Mediterrânico Oriental (onde se situa Chipre) e Ásia Menor; a sua importância nas paisagens gregas e romanas é assinalável, existindo até semelhanças entre a área ocupada pelo Império Romano e a actual distribuição do cipreste-comum (é por isso que de há tantos séculos utilizado em Portugal, já a consideramos "tradicional" na nossa paisagem).

2. sempre-verde, alude por sua vez a dois aspectos: árvore de folha perene, mas também longeva - há exemplares com 1000 anos e chegar aos 500/600 é "comum" neste cipreste! O seu crescimento é rápido nos primeiros anos, mas depois torna-se lento com o passar do tempo.

Espécie monóica, com as flores masculinas em cones amarelos nas pontas das folhas e as femininas agrupadas, destas surge o fruto - umas sementes aladas, tão leves que são precisas 150.00 para fazer um kg; estas sementinhas mantêm-se encerradas aos 8 a 20, numas glábulas compostas por 10-14 escamas e que primeiro são verdes tornando-se cinzentas quando amadurecem.

As folhas são em forma de escama, situação característica a outros ciprestes.

A espécie adapta-se bem a qualquer tipo de solos (menos os húmidos), mas prefere locais ensolarados aos sombrios; resiste bem aos ventos e às altas temperaturas.

A sua madeira - aromática, resistente e durável - é muito apreciada em marcenaria, tendo sido usada pelos egípcios para fazer sarcófagos, pelos gregos para fazer móveis e pelos carpinteiros medievais para as arcas da época.

Dele também se extrai um óleo essencial com propriedades benfazejas aos sistemas circulatórios, digestivos e respiratórios.

Aqui perto de casa só há dois exemplares, isolados e afastados entre si, mas felizmente bem adaptados e já com cerca de 4/5 m de altura, preparados para crescer nos próximos 500 anos!

6 comentários:

espertinha disse...

E os japoneses acreditam que a madeira do cipreste resiste tanto tempo como a idade que tinha quando foi cortada. Eu tive a felicidade de *cheirar* um que tinha sido cortado com 1700 anos!

Mariposa Roja disse...

Muitos parabéns pelo seu blog!
É bom saber que há mais pessoas sensíveis ao que não é para comprar.
Um abraço floral,

Susana Neves

Bruno Sousa disse...

eu adoro utilizar o esta cupressacea nos meus projectos. Geralmente utilizo esta especie para quebrar com a horizontalidade ou entao para pontuamento.
UM abraço ...Bruno
visite: http://www.arquitecturadapaisagem.blogspot.com/

Anónimo disse...

Pois eu adoro tb ciprestes: mas fui ver o preço,pois pretendo plantar alguns no meu jardim e são bastante caros: entre 20 e 500€, dependendendo do tamanho.
Acho que vou ter que dar mais umas voltinhas...

Anónimo disse...

Aprendi muito

Anónimo disse...

forget belkin privateering stake valve mandvi cohen probably confused playing surely
semelokertes marchimundui