terça-feira, 31 de agosto de 2010

Coelreutéria (Koelreuteria paniculata Laxm.)



Josef Koelreuter
Josef G. Koelreuter (1733-1806), foi o botânico alemão que primeiro que todos percebeu o conceito de hibridação nas plantas, a partir das suas experiências com plantas diferentes da família do tabaco. Quando as cruzou verificou que as plantas filhas tinham características de ambos os progenitores, mas eram estéreis. Esta observação de polinização cruzada abriu caminho para posteriores investigações que culminaram com a descoberta das leis básicas da genética pelo frade Gregor Mendel em 1866.

Erich Laxmann



Terá sido por isso que outra personagem fascinante do século XVIII, o padre-explorador-comerciante Erich G. Laxmann (1737-179), de origem sueco-finlandesa e famoso pelas suas explorações na Sibéria, China e Japão, lhe terá dedicado esta extraordinária árvore: a Koelreuteria paniculata Laxm.




 Conhecida em Portugal como “coelreutéria” ou “árvore-da-chuva-dourada” (uma tradução directa do inglês “goldenrain tree” é originária da Ásia, em particular da China, Coreia e Japão. Introduzida na Europa em 1763 na Inglaterra para as coleções botânicas do Conde de Coventry, já se encontra em Paris em 1789 e a partir daí torna-se presença apetecida nos parques e ruas europeias. 

Esta espécie adapta-se bem às condições climáticas portuguesas e tem uma razoável resistência à poluição urbana; tem escala interessante para enquadramentos e alinhamentos urbanos. As raízes, oblíquas, adequam-se à sua utilização em áreas pavimentadas. A copa, pela floração e frutificação, de Junho até Outubro, é muito interessante.

A Koelreuteria paniculata L. é uma pequena árvore, caducifólia, que pode chegar aos 12 metros de altura, mas que não ultrapassa normalmente os 6 a 8 metros mas nossas ruas. A copa é esférica mas irregular, o tronco acinzentado com fissuras, e as raízes oblíquas. Folhas verde-escura, com pequenos pelos na página inferior. As flores são muito cracterísticas, pequenas e de cor amarela, aparecendo em Junho / Julho. O fruto, um dos mais caraterístico das árvores das nossas ruas é formado por três segmentos, em forma de cápsula pontiaguda, durando até Setembro / Outubro na árvore. Cada segmento do fruto contem uma semente esférica de cor negra que se pode guardar e semear, de preferência depois de as mergulhar em água quente a 70º, seguido de 30 dias em areia húmida.

Nas nossas paragens encontra-se, em geral bastante maltratada mas a aguentar-se, nos alinhamentos da Rua Helena Vaz da Silva, desde o cruzamento da Carlos Paredes até ao Parque Oeste. É ir vê-las, os seus corações de papel merecem a visita.

11 comentários:

Anónimo disse...

Заманчивая новость, как скоро ожидается публикации обновлённого материала и вообще стоит ждать ?

João Vaz disse...

O primeiro sistema de classificação das espécies vegetais (e também animais) foi criado pelo naturalista sueco Lineu (Carl von Lineu -1.707-1.778), baseada nos caracteres dos estames, isto é, no número e posição dos estames na flor. Devido a isso, o sistema de Lineu é também chamado sistema sexual. Nesta classificação podia acontecer que espécies de um mesmo gênero, com número diferente de estames, fossem enquadradas em classes diferentes.
O sistema de classificação de Lineu foi aperfeiçoado, mais tarde, por diversos botâncios, dentre eles podemos citar: Eichler, que dividiu o Reino Vegetal em Criptógamas (plantas sem flores) e Fanerógamas (plantas com flores); Engler, que dividiu em Talófitas (plantas com talo e sem órgãos vegetativos) e Cormófitas (plantas com raiz, caule e folhas); até chegar em Cronquist, que introduziu um sistema que leva em consideração não apenas a morfologia, mas também a filogenia (história evolucionária) e a composição química das espécies, para a sua classificação.

Unknown disse...

Em Évora a Koelreuteria é conhecida pelo nome de Balões de S. João.

Anónimo disse...

Livro “Saude 24 horas” – guia de saúde para todos com soluções e dicas para mais de 100 problemas de saúde, Gripe, constipações, febre, tosse, garganta inflamada, colesterol, tiróide, diarreia, obstipação, queimaduras, bebés, grávidas, contracepção, menstruação, disfunção, entre outros. Plataforma de apoio www.saude24horas.net. Deplanobooks editora.

www.saude24.net agora em livro, livro Saude 24 horas, de Carlos Edgar

Anónimo disse...

Hello guys,

Would you like to watch Spy Kids 4: All the Time in the World online? It is not released yet but you can watch it already!

Click here to [url=http://watch-spykids4allthetimeintheworld-online.com/]watch Spy Kids 4: All the Time in the World online[/url]

Anónimo disse...

Hi guys,

Do you want to watch Spy Kids 4: All the Time in the World online? It is not released yet but you can watch it already!

Click here to [url=http://watch-spykids4allthetimeintheworld-online.com/]watch Spy Kids 4[/url]

Anónimo disse...

Wow, incredible blog layout! How long have you been blogging for?
you make blogging look easy. The overall look
of your website is magnificent, as well as the content!



my web blog - オメガ 時計

Anónimo disse...

Addserp
Kemreot
Ngeblog Auto
Pr 10 Coy
Logo Facebook
Tipudaya Blog
Asal Di Post
EdwinInsomnia
Ikutan Gak
Blog Multi Fungsi
Telusuri Semua
Narsis Sesaat
Kumpul Artis
Main Gila
Addwin Net

Esmeralda disse...

Parabéns!
Muito bom este artigo.
Aproveito para falar que, se precisar de grama, nós da Real Gramas trabalhamos com seis variedades: Grama Esmeralda, Grama São Carlos, Grama Coreana, Grama Bermuda, Grama Batatais, Grama Santo Agostinho. Melhor custo de grama por preço por m2

Esmeralda disse...

Gramas para Rio de Janeiro, Gramas para Santa Catarina, Gramas para Mato Gross, Gramas para Mato Grosso do Sul, Gramas para Rio Grande do Sul, Gramas para Espírito Santo, Mapa do Site, Gramas para Bahia.

Esmeralda disse...


Em nosso site, tem várias dicas. Confira!
Melhor custo de grama por preço por m2
Como adubar grama
Como manter grama esmeralda
Como plantar grama esmeralda
Como plantar grama batatais
Como plantar grama