sábado, 31 de março de 2007

Roteiro das árvores classificadas de Lisboa


Parabéns! A CML tem desde 25 de Março, disponível aqui um "roteiro" cartográfico das árvores classificadas de interesse público, existentes na cidade.

(Existem também roteiros digitais e percursos pedestres sobre o tema. O primeiro será já a 14 de Abril: "Da Praça de Alegria a S. Bento". Inscrevam-se...deve ser giro.)

Estas árvores estão classificadas dada a existência - desde o memorável dia de 15 de Fevereiro de 1938 - d0 Decreto-Lei 28468, que reconheceu legalmente a importância da árvore notável, isolada ou em maciço, bosquete ou alameda!

Vale a pena ver quais são as que já constam desta distinção no site da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, que através da sua Divisão de Protecção e Conservação Florestal tem feito meritório trabalho nesta área.

A propósito saiba-se que qualquer um de nós pode recomendar árvores que pelo seu valor de porte, estrutura, idade, raridade, motivos históricos ou culturais, possam ser também classificadas, por exemplo aqui (Portal do Cidadão) ou aqui (DGRF). O melhor blogue sobre árvores em Portugal tem isso feito de forma exemplar para a zona do Porto!

As árvores classificadas têm um estatuto semelhante ao do património construído classificado, ficam com uma área de protecção de 50 m de raio a contar do tronco e qualquer intervenção nas mesmas tem de ser autorizada e acompanhada pela DGRF.

Já agora, e porque nem sempre somos os mais pequeninos do Velho Continente, veja aqui (e faça o download do ficheiro) para saber onde está a árvore mais alta da Europa....