sexta-feira, 6 de julho de 2007

Algumas perguntas


Esta semana choveu à séria no Centro do Reino Unido, em particular na região do Yorkshire. As inundações foram o que a foto documenta.

Estes fenómenos só confirmam a variabilidade climática em que estamos. Urge agir, suponho que não para alterar essa realidade (já não vamos muito a tempo), mas sim para nos adaptarmos da melhor forma à mesma.

Neste contexto, importa salientar que - segundo a população local ouvida pelos meios de comunicação social - o que muito contribuiu para as inundações foi o entupimento das redes de drenagem pluvial urbana. As mesmas eram habitualmente limpas todos os anos, mas de há 2 anos para esta data esse trabalho deixou de ser efectuado.

Outros especialistas apontam também o facto do aumento da pavimentação dos jardins particulares, que contribuiu para colocar na rede caudais que dantes eram directamente infiltrados no solo.

Os prejuízos são enormes, o tempo de os reparar não será curto.

Poderemos nós aprender alguma coisa com isso?

Como estarão a funcionar esses nossos sistemas de drenagem pluvial?

E as capacidades dos meios receptores? Têm em consideração o aumento da área impermeabilizada?

Não vale a pena pensar neste assunto?

Não vale a pena plantar o máximo de árvores urbanas para assim aumentar a infiltração, e garantir o uso impermeável do solo?

E como lidar com as folhas outonais? Não será útil recolhê-las e "fabricar" composto que possa de novo ser utilizado nas novas plantações de espaços verdes?

Não devemos pensar de forma sistémica?

6 comentários:

Rafael Abreu disse...

Gostei do seu blog e vou linkar ele no meu... eu faço um trabalho similar aqui no Brasil, oferecendo mudas de arvores brasileiras que crio no meu jardim para os moradores do bairro... porem aqui... as podas tbm sao constantes e a cidade de são paulo como jah deve ter visto é uma inundação atras da outra, sem falar na poluição... deveriamos mesmo criar mais espaços verdes! Tah adicionado nos favoritos... passa lá depois... abraços!

Alx disse...

Posso pedir a vossa opinião?

http://grafitosdalx.blogspot.com/2007/09/mandei-uma-sugesto-ao-sr-presidente-da.html#links

Kátia Gisele disse...

Kátia Gisele. Olá gostei do seu blog e de sua dedicação as árvores e pela visão sistêmica. Você conhece a teoria dos 5 elementos da filosofia chinesa? Tenho empenhado estudos sobre a visão sistêmica e tenho aprendido muito com a sabedoria milenar chinesa. Eles me ensinam muito sobre a natureza das árevores. Sou professora da Universidade Federal de Uberlândia - Cerrado brasileiro. Sucesso no seu trabalho.

Anónimo disse...

Jorge.O seu blog é muito interessante. Continue , pois pode ser que a CML aprenda alguma coisa consigo. Parabéns

Glaucia Gomes disse...

Gostei do seu blog...Parabéns!Estou terminando a faculdade de artes plásticas este ano e escolhi como tema as árvores, ficaria grata se desse uma olhada nas minhas imagens para opinar.
Obrigada
Glaucia

Filipe Duarte disse...

Os espaços verdes urbanos são vistos pela maioria dos utentes como áreas de lazer e evasão, contudo são muito mais do que isso. Contribuem para a fixação das águas, diminuindo o escorrimento superficial causado pelas zonas pavimentadas. Não será mais sustentável criar mais espaços verdes, que contribuam para a absorção das águas?? Os decisores têm que olhar para a estrutura verde urbana como peça essencial para o desenvolvimento sustentado das áreas urbanas, correndo o risco de no futuro termos cidades ainda mais poluídas e alagadas!