sábado, 1 de dezembro de 2007

Carvalho-americano (Quercus rubra)




Ainda há por aqui mais umas espécies para falarmos...

Uma delas é a Quercus rubra, conhecida entre nós por "carvalho-americano", por ser proveniente daquele continente, mais concretamente do leste da América do Norte; também lhe chamam "carvalho-vermelho" pela cor que as follhas adquirem no Outono, antes de cairem.

É uma conhecida árvore de arruamento e maciço, grande, que pode atingir uma altura de 20/30 m; o crescimento é rápido e são medianamente longevas.

A madeira é branda mas muito valorizada nos EUA.

O que mais o caracteriza são as folhas, grandes (podem atingir 20 cm de comprimento) e muito recortadas. São verde lustrosas na Primavera/Verão e depois caracteristicamente amareladas e vermelhas.

Dá-se bem em todos os solos, exceptos os de teor elevado de calcário e gosta de exposições ensolaradas.

Está num separador de via, com espaço ao nível aéreo para crescer bem.



5 comentários:

CresceNet disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

barb michelen disse...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is

MCA disse...

Adoro árvores! Trabalho no Campo Grande onde há árvores de todos os tipos. Em plena Lisboa é um privilégio. Gostei do blogue. As olaias não deviam estar já a começar a florir. Costumam florir muito cedo...

MCA disse...

As olaias não deviam estar já a começar a florir?
Era uma pergunta...

Anónimo disse...

Plantei um Quercus Rubra (Carvalho americano) no meu jardim, adoro a mudança que ele tem ao longo das diferentes estações. É uma arvore lindissima, só é pena que muito pouca gente o planta no nosso país, e no Funchal cidade onde vivo, preferem as palmeiras e outras tais árvores sem piada nenhuma.