domingo, 23 de março de 2008

Julius Sterling Morton - outro que gostava de árvores




O Dia Mundial da Árvore, também conhecido como Dia Mundial da Floresta, comemora-se todos os anos a 21 de Março, dia do início da Primavera.

Tal acontecimento tem a sua génese em 1872, data em que pela primeira vez um norte-americano do Estado do Nebraska, decidiu formalmente dedicar um dia às árvores.

Esse homem chamava-se Julius Sterling Morton.

Nascido em 1832 no Estado de Nova Iorque, estudou na Universidade de Michigan e aos 22 anos mudou-se para o Nebraska, onde foi jornalista e agricultor, sendo nomeado Secretário do Território de 1858 a 1861. Reconhecido como introdutor de novos métodos agrícolas e florestais, foi mais tarde nomeado Secretário da Agricultura do governo do Presidente Grover Cleveland (1893-1896). Morreu em 1902 no Estado do Illinois.

Morton sentiu que a economia e a paisagem do Nebraska beneficiariam muito com a plantação de árvores em larga escala. Fazendo das palavras actos, começou na sua quinta a plantar sebes, pomares e árvores de ensombramento, mostrando aos seus vizinhos os benefícios de tais intervenções.

Quando foi nomeado membro da direcção de agricultura daquele Estado, decidiu aproveitar a oportunidade e propõs um dia especial ("Arbor Day") para chamar a atenção para a importância das árvores, tendo mesmo criado um prémio para a pessoa que mais as plantásse.

Este dia - 10 de Abril de 1872 - foi um sucesso no Nebraska, tendo sido plantadas mais de 1 000 000 de árvores.

Um segundo Arbor Day ocorreu em 1884 e a partir daí tornou-se um dia feriado anual no Nebraska, dedicado à plantação de árvores; em 1885 a data passou para o dia 22 de Abril para coincidir com o aniversário de Julius Morton.

Nos anos seguintes a ideia espalhou-se a outros estados como o Kansas, Tennesse, Minnesota e Ohio, sendo actualmente celebrado em todos os estados dos EUA.

Inspirado neste movimento decidiu a FAO, organismo das Nações Unidas, que a partir de 1972 se dedicásse o dia 21 de Março ao Dia Mundial da Floresta.

Por curiosidade, embora esta seja a data de comemoração mundial, a tradição dos "Arbor Day" ou "dia da árvore" é mantido e comemorada em quase todos os países do mundo mas que contudo a celebram nos seus calendários mais adequados ao objectivo do sucesso das plantações.

De referir ainda que se celebra, também por este motivo de melhor adequação fenológica, a 23 de Novembro o "Dia da Floresta Autóctone" e que em Portugal foram realizadas de 1907 a 1917 várias "Festa da Árvore", acontecimento de forte cariz cívico e que se poderia renovar.








Sem comentários: