quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Ninhos



No Inverno as árvores de folha caduca revelam a sua estrutura lenhosa.

Nesta, é por exemplo interessante reparar:

  • a partir de que altura de tronco se iniciam os ramos principais,
  • qual a sua" arquitectura", as suas formas, dimensões,
  • subdivisões, locais e ângulos de inserção,
  • localização de gomos...

... um sem número de coisas que se estivermos atentos e interessados nos proporcionam uma observação diferente da árvore e que ajudam a ter dela uma imagem mais completa.

Contudo, é também nesta altura que melhor se observa um dos interesses das árvores urbanas: a de servir de habitat a espécies animais, neste caso, de local de nidificação de aves.

Além disso, o encontrar um ninho faz-nos regressar às doces sensações de infância; e mesmo sabendo que ele agora está vazio, imaginamos a Primavera que se aproxima e o prazer de novo "ir ver dos ninhos".

Não sei de que são, mas imagino que possam ser de pardal-comum (Passer domesticus); esta espécie está mais habituada a fazer ninho noutros locais que não lhes dêem tanto trabalho, mas também não desdenham uma arvorezita para fazer um lar.

Aparecem aqui na zona, do que eu já vi, em várias espécies de árvores: mélias, freixos, ginkos, bordos...portanto, aparentemente sem discriminação.


Enfim, nesta próxima Primavera já teremos mais outra coisa para nos entretermos!

1 comentário:

Anónimo disse...

ola!
so para dizer que esse ninho não é com quase toda a certeza de pardal.Os pardais nao costumam utilizar as arvores para construir os seus ninhos e quando o fazem , fazem-no mal de modo que esse ninho da fotografia diria com toda a certeza que é do vulgar melro, ate pelo tamanho, que nao podendo ver com certeza na foto me parece muito grande para um nicho de pardal e tambem mt bem feito. Os outros ninchos que se refere existirem se sao igais a este serao muito provavelmente de melro mas que forem de dimensoes mais reduzidas apontaria para um fringilideo como um pintassilgo, verdilhao, tentilhao,etc...é a minha opiniao...parebens pelo blog. descobri-o hoje mas posso dizer que ca voltarei.