quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Bibliografia básica


Para mim estes livros são fundamentais na biblioteca de um amador de árvores em Portugal:

  • Cabral, Francisco Caldeira e Telles, Gonçalo Ribeiro, 1999 - A ÁRVORE EM PORTUGAL. Assírio e Alvim. Lisboa
É a "bíblia" para quem quer conhecer as árvores autóctones e tradicionais mais utilizadas em Portugal, realçando o seu enquadramento ecológico; fundamental ainda para perceber o que caracteriza uma árvore, e para saber "o que pretendemos" da árvore e como podemos atingir esses objectivos da forma mais adequada para a planta; indispensável.

  • Humphries, C.J. et alli, 1996 para a edição portuguesa - GUIA FAPAS, ÁRVORES DE PORTUGAL E EUROPA. Fapas e Câmara Municipal do Porto. Porto
É um guia de identificação, com edição original em inglês, mas muito bem traduzida e adaptada para português por um competente grupo de técnicos. Bons desenhos, textos claros, nomes correctos, fazem deste livro um dos tais indispensáveis para conhecer (e reconhecer) a maioria das árvores das nossas ruas e paisagens.

  • Parret, Jean, 2001 para a edição portuguesa - A ÁRVORE. Colecção "o nome da árvore". Temas e debates. Lisboa
É um pequeno livro, que se lê muito bem e que descreve as características essenciais e diferenciadoras das árvores, com particular clareza para o funcionamento e estrutura das mesmas.

  • Câmara Municipal de Lisboa, 2005 - GUIA ILUSTRADO DE VINTE E CINCO ÁRVORES DE LISBOA. Câmara Municipal de Lisboa. Lisboa

Com um design muito agradável e interessante ilustrações, este livro (quase uma brochura) mostra as características, locais onde se podem encontrar na cidade de Lisboa e algumas curiosidades sobre 25 espécies arbóreas marcantes nas ruas, jardins e parques da Capital.

  • Araújo, Paulo Ventura et alli, 2006, 2ª edição - À SOMBRA DE ÁRVORES COM HISTÓRIA. Gradiva. Lisboa
Um livro especial. Feito para as árvores que marcam a paisagem do Porto, deseja-se que possa vir a debruçar-se também sobre outras cidades do País. Descreve as espécies de uma forma muito interessante, mas concentra-se na história das mesmas, fazendo-nos reflectir que todas as actividades humanas têm um contexto temporal, espacial e ideológico, e que as árvores podem ser uma excelente forma de o analisar.

5 comentários:

cätita disse...

só não tenho 1, hehe, GUIA ILUSTRADO DE VINTE E CINCO ÁRVORES DE LISBOA, o resto está ali na estante e fazem cá um jeitaço,
até já
;D

Jorge Cancela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Cancela disse...

Olá _ acho que ainda se arranjam no Espaço Monsanto. E também têm um cartaz com os desenhos dessas espécies, que é bem giro!

Anónimo disse...

Não tem qualquer árvore em Portugal, mas é um fantástico livro para quem gosta de árvores:

"Meetings with Remarkable Trees", Thomas Pakenham, Cassel Paperbacks, s/data

Só conheço a versão original em inglês, desconheço se foi traduzido para português. Também sei que existe um segundo livro na mesma linha, mas esse não possuo.

Mariana disse...

Tenho dois dos que foram referidos.
Adicionalmente, tenho ainda, sobre o tema "árvores", "Conhecer as árvores" de Bernard Fischesser e "Árvores e Florestas" de António Manuel D. Fabião, ambos das Publicações Europa América. Confesso que ainda não os li de fio a pavio, mas têm muita informação técnica, apresentada de um modo razoavelmente acessível, para quem tem um interesse um pouco mais que genérico no tema e não teve qualquer tipo de formação nesta área.
Já agora, queria deixar aqui os meus parabéns pelo blog: está nos meus favoritos!