
A árvore que me fica mesmo em frente à porta de casa é um Bordo, mais concretamente um
Bordo-negundo! Decidi por isso começar por esta espécie neste blogue sobre "árvores da minha rua"...
O nome científico deste bordo é
Acer negundo. Curiosamente é uma espécie originária da América do Norte, onde tem uma vasta
distribuição autóctone.
É muito utilizado na Europa e em Portugal como espécie ornamental, principalmente como árvore urbana. Cresce rapidamente, atingindo com frequência os 8/10 m de altura e com um diâmetro da copa de 5/6 m. Em adulta, a copa é arredondada, irregular. Resiste relativamente bem à seca e ao frio e pode durar cerca de 80 anos.
A casca é lisa nas árvores novas, ficando fissurada com o crescimento do tronco. As flores masculinas e femininas nascem em árvores diferentes (espécie dióica) e aparecem normalmente em Fevereiro/Março, antes das folhas.
As folhas são caducas - embora já em Dezembro na minha rua (Lisboa) muitas teimam ainda em não cair - e compostas de 3 ou 5 folíolos inseridos no mesmo raminho, terminando sempre com um deles na ponta.
Os frutos são muito curiosos, unidos dois a dois, alados para poderem voar melhor quando o vento sopra e eles estiverem prontos para deixar a árvore mãe e irem á procura da sua oportunidade de se tornarem belas árvores.
Os bordos-negundo da minha rua são ainda muito pequenos; não passam dos 3 m de altura; as menores têm um perímetro do tronco à altura do peito (pap) de cerca de 10/12 cm e as maiores de 16/18 cm; estão portanto ainda a adaptar-se à sua "casa" nova.
Esperemos que tudo lhes corra bem. Para tal, teremos por vezes de lhes dar uma ajuda. Mas isso é assunto para outro dia.