sábado, 23 de dezembro de 2006

Casuarina (Casuarina equisetifolia)


Esta árvore parece um pinheiro! Mas não é... É uma casuarina (Casuarina equisetifolia), oriunda dos mares do Pacífico Sul.

Adapta-se muito bem a solos leves, bem drenados e com poucos nutrientes - como são os das zonas das areias do litoral (e alguns utilizados nas intervenções urbanas), dado que nas suas raízes vivem bactérias (do género Frankia neste caso) que têm a capacidade de fixar azoto no solo retirado do ar.

O ar é composto por 78 % de azoto, mas as plantas não têm capacidade de o usar daí directamente, tendo de o absorver pelas raízes; como o azoto é indispensável para o crescimento das plantas, vê-se a importância da associação com bactérias fixadoras daquele elemento. Esta associação (ou simbiose) acontece também noutras plantas, como por exemplo nas Leguminosas (de que já vimos a Olaia) com bactérias do género Rhizobium.

Outra das características interessante desta árvore reside nas suas folhas - as agulhas não são de facto folhas, mas apenas os pés das mesmas; as folhas propriamente ditas são minímas (ver seta) e estão dispostas á volta desses pés; estes são muitos e seguidos, em cada agulha.As folhas masculinas e femininas estão na mesma árvore (espécie monóica) e os frutos fazem lembrar umas pequenas pinhas (só que têm cerca de 1 cm); delas saem muitas sementes aladas, que podem ser levadas pelo ar ou pela água para colonizar com sucesso outras áreas.

É uma árvore de "folha" perene. De crescimento de média velocidade, pode atingir os 25/30 m de altura, e os 5/6 m de copa; tolera bem a seca e vento, mas dá-se mal com geadas e zonas mal drenadas.

As da zona estão plantadas no meio dum separador com uma largura de 1 m; são já de bom perímetro à altura do tronco e de de 4/5 m de altura; estão bem adaptadas. O separador - longo, só com esta espécie disposta de 10 m em 10 m - é que está um pouco monótono.

2 comentários:

Anónimo disse...

Rsss parece um pinheiro mesmo e linda

Anónimo disse...

Onde eu passo o verao tem mts uma mais linda k a outra...la em farol de sao thome campos rj.