terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Cipreste-da-Califórnia (Cupressus macrocarpa)


Já os vemos há tanto tempo pelas nossas paragens que se calhar já achamos que são nacionais; mas não, este cipreste (também lhe chamam cedro) é um Cipreste da Califórnia (Cupressus macrocarpa) e é originário exactamente dessa zona, mais particularmente da área litoral de Monterey.

Árvore perene, caracteriza-se pelos ramos fazerem um ângulo de inserção no tronco de cerca de 45º; as folhas têm forma de escamas, de 2 a 5 mm de comprimento, e quando se esfregam, exalam um agradável cheiro a limão.

É uma espécies monóica; os frutos femininos são uns cones globosos-oblongos de 2 a 4 cm de comprimento; os cones masculinos são pequenos, de 3 a 5 mm nas extremidades das folhas.

Adapta-se bem aos nossos climas temperados atlânticos e mediterrânicos. Tem um crescimento rápido e pode chegar aos 25/30 m de altura e a um diâmetro de 8 m. Na sua zona de origem são conhecidos exemplares com 200 e 300 anos de idade.

Árvore ornamental muito utilizada em Portugal, como espécie de enquadramento ou árvore urbana em parques e jardins.

As que foram, agora mesmo, plantadas aqui na zona são árvores pequenas, com 1,5 m de altura e um pap de 8/10 cm; estão já a ser regadas (por aspersão) e de certeza que se irão adaptar bem ao sítio - têm condições para isso. No futuro é que podem vir a ser árvores de escala um pouco superior ao espaço de que dispõem nos canteiros onde foram plantadas.

Sem comentários: